fórum

I-perfil -I-portfólio -I-galerias-I- notícias-I-links-I- patrocínios -I-fórum -I-contactos -I-saída -I

translate this page




Objectivo deste fórum

Esta página destina-se á discussão, troca de ideias, sugestões, partilha
de conhecimentos, colocação de dúvidas e esclarecimentos sobre Fotografia,
edição de imagem, técnicas e modos de fotografar.
Está aberto a todos os que de forma construtiva queiram participar.
Todas as mensagens deveram ser devidamente assinadas.

A responsabilidade do conteúdo das mensagens incluídas é da inteira responsabilidade do seu Autor, reservando-me o direito de as retirar em função do seu conteúdo ou do seu anonimato.

Os assuntos serão debatidos a partir das mensagens postadas e
as vossas respectivas opiniões serão dadas na forma de Comentários.
Puderão ser sugeridos novos temas que deverão ser enviados para

carlos.santana.fotografia@gmail.com

Depois de analizados serão apresentados em novo post.

Em caso de dúvida seguir as instruções da AJUDA / HELP para introduzir os comentários.

AJUDA / HELP


MegaContador

Contador de visita

Subscreve o feed desta página

Pesquisar a partir daqui - Fechar no ( X )

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que é um feed?


O que são feeds?


RSS, feeds, XML, Atom, RDF, syndication... tanto palavreado esquisito. Mas o que é isto, afinal?

E, mais importante, perguntas tu, em que é que isso me pode ser útil?

A resposta mais simples e clara, na minha opinião, é esta:

Feeds são uma forma de facilitar a leitura de vários blogs e sites, vendo apenas, num ponto central, o que há de novo em cada um.

Simples, não é?

O problema

Há muitos blogs interessantes. Os dos amigos e colegas, os dos familiares, ou aqueles aos quais, simplesmente, achaste piada em alguma altura. E há, também, muitos sites que não parecem, à primeira vista, "blogs", mas que têm um formato semelhante.
Isto cria, no entanto, um problema: visitar todos os blogs que te interessam acaba por se tornar moroso, quase um "trabalho". Mesmo usando bookmarks (ou "favoritos", no Internet Explorer), visitar 20, 50, 100 sites por dia, para ver quais têm novidades, não é algo rápido, nem fácil, nem divertido.

Um agregador de feeds resolve isto - permite-te "assinar" os vários blogs, como se fossem revistas ou jornais, e ver, num ponto central, apenas o que há de novo em cada um. Ou seja, se, em 20 blogs, só 5 têm novos posts, podes ver só os novos posts desses 5. Sem teres de visitar os blogs, um a um.

Com isto, além de não te teres de lembrar dos vários blogs, passas, também, a ter a garantia de não perder nada em nenhum deles (afinal, se os "assinaste", é porque te interessam, certo?)

Além dos blogs

Nos dias de hoje, quando se ouve a palavra "blog", a primeira coisa que vem à cabeça são os comuns diários pessoais. No entanto, o conceito de "blog" vai muito mais longe - muitos sites de notícias sobre um certo tema, por exemplo, seguem o formato de um "blog", sem que "pareçam" sê-lo.

Além disso, mesmo sites de outro tipo, cada vez mais, fornecem feeds - por exemplo, na maior parte dos sites de jornais é possível assinar feeds, sejam estes gerais, ou restritos a um tema (ex. notícias nacionais).


Como "assinar" e ler feeds

Necessitarás de usar um agregador de feeds, como já disse. Para simplificar este guia, vou mostrar como se utiliza aquele que eu próprio uso, o Bloglines. Há muitos outros, possivelmente melhores, mas este é prático e fácil de usar, por isso escolhi fazer uso dele aqui.

Vamos começar? OK, vai a http://www.bloglines.com/
 

----------------------------------------------------------------------------------------

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds sao arquivos de áudio, podcasts e vídeos.


Os servicos que possibilitam aos usuários de assinar diferentes feeds são conhecidos como agregadores. Um agregador é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo usuário, e se conecta periodicamente ou sob comando do usuário para verificar a existência de novas atualizações. Vários sites propõem hoje o mesmo serviço, dispensando a instalação de um programa. Se inscrever a um feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.

Arquivos feed são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML.

Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos feed:

RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).

RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).

Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas. Isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um órgão normatizador, no caso a IETF

Vantagens


Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá lê-lo de seu agregador.

Assinar um feed ou cancelar a assinatura são processos feitos no agregador, adicionando ou retirando o link para o feed. Não é necessário enviar um e-mail de cancelamento ao distribuidor de informação.

Não é necessário enviar um endereço de e-mail ao distribuidor, preservando assim a conta de e-mail do usuário de efeitos negativos da internet como spams, vírus, ou roubos de identidade.

Bons agregadores podem organizar a informação a ser lida de maneira personalizada, reuni-las ou classificá-las segundo especificações do usuário.

Como Usar

Com um programa chamado agregador de Feeds, você recebe as atualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los.

Já existem web sites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as atualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Há também browsers e clientes de e-mail com leitor Feeds agregado, igualmente dispensando o uso de softwares adicionais.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário